menu Home
Notícias

“Frei Fado” é o novo disco do fadista Gonçalo Salgueiro

| 28/10/2022

Gonçalo Salgueiro Nasceu a 7 de Novembro em Montemor-o-Novo.

Cresceu no meio da música, os seus pais cantavam fado enquanto amadores e o seu pai apresentou-se algumas vezes ao lado de Amália Rodrigues.

Tendo crescido com o exemplo do amor à música tornou-se muito cedo um Amaliano, a sua primeira experiência de Fado foi com quase 3 anos no afamado restaurante “Sr. Vinho de Maria da Fé”, em Lisboa.

Com 17 anos tornou-se amigo e aluno (enquanto sopranista) da consagrada Soprano portuguesa, Maria Cristina de Castro, que levou Gonçalo a prestar provas para o Conservatório Nacional, onde entrou com a melhor nota desse ano.

Em 2002 gravou o seu primeiro álbum a solo “…No Tempo Das Cerejas”, uma homenagem a Amália onde interpretou os temas menos conhecidos. Também neste ano foi convidado pelo músico/compositor José da Ponte para gravar o tema “Lusitana Paixão” para o genérico de uma novela de Moita Flores emitida na RTP1.

Também em 2002 a convite do actor/encenador Júlio César participou no musical “Egoísta” ao lado das cantoras Rita Guerra e Dora.

Foi convidado pelo Filipe La Féria para fazer parte de musicais como “Amália” (2000/2001) e “Jesus Cristo Superstar” (2007/2008) esgotando salas com um enorme sucesso.

Ao longo da sua carreira deu inúmeros espetáculos em salas, não só em Portugal mas um pouco por toda a Europa e USA, esgotando plateias e alcançando lugares cimeiros nas rádios nacionais e internacionais.

Em 2011 foi distinguido pela SPA – Sociedade Portuguesa de Autores com o “Troféu de Homenagem ao Fado SPA”, em 2012 é galardoado pela fundação Amália Rodrigues com o Prémio Amália Rodrigues 2012 na categoria “Tributo a Amália”, foi o primeiro a receber esta distinção.

Em 2013 percorreu o país com o espetáculo “Abraço Lusitano” idealizado por si e pela cantora “Alexandra”.

Em 2014/2015, além dos seus espetáculos a solo, Gonçalo Salgueiro participou num projeto em parceria com a soprano internacional “Elena Mosuc”, numa combinação única e inédita que juntou Fado, Opera e Musical: OPERFADO, teve a sua estreia na Roménia e aceita o desafio de participar num projeto poético- musical “Aire, Fuego e Deseo” do poeta castelhano Juan Carlos García Hoyuelos.

Em 2015 participou em mais um musical de Filipe La Féria “A Noite Das Mil Estrelas” e no festival “Caixa Alfama”, evento que haveria de repetir em 2017.

Este ano, acaba de lançar o 6º Álbum, intitulado “Frei Fado” em homenagem a  Frei Hermano da Câmara.

“Suave Milagre” é o videoclip de apresentação do novo disco.

Written by




play_arrow skip_previous skip_next volume_down
playlist_play
Artistas&Bandas

GRÁTIS
BAIXAR